Historial do Rancho Folclórico As Capuchas

Historial do Rancho Folclórico As Capuchas

HISTORIAL DO GRUPO

Este grupo teve o seu início a partir de uma festa de Natal animada com participação de crianças. Os alunos do então 2º ciclo ensaiaram com as suas professoras danças e cantares tradicionais da sua terra, que começavam já a diluir-se no tempo e na memória dos mais velhos. Ao vê-los dançar os avós e outras pessoas mais idosas reviveram emocionadas os bailaricos romarias da sua juventude, sugerindo a formação de um Rancho Folclórico.
Nasce, desta forma, a ideia da formação de um grupo recolhesse e preservasse as tradições, costumes e usos destas gentes serranas, cando o enriquecimento cultural, artístico e recreativo aos seus elementos e populações.


Desde a sua formação, o rancho tem participado todos os anos em Festivais e Encontros de Folclore nacionais e internacionais, por todo o país em especial na zona centro. Destacamos a actuação no Festival internacional de Trouxemil/ Coimbra, no Palace Hotel da Curia e na Romaria da Srª da Guia na Urgueira, concelho de Águeda.
Todos os anos o grupo canta as Janeiras de porta em porta, tendo já participado em encontros de cantares de Janeiras.


Muitos dos elementos jovens do grupo frequentaram a Escola de Música do Rancho para aprenderem a tocar um instrumento musical.
Anualmente «As Capuchas» organizam um Festival de Folclore com a participação de cinco grupos, proporcionando, desta forma , ás gentes serranas uma festa que não deixa morrer as tradições e valoriza as nossas raízes.