Solar do Queijo

Solar do Queijo Serra da Estrela

[quote]Na zona Histórica da vila de Celorico da Beira, perto do castelo e em frente à igreja de Santa Maria, ergue-se a Catedral do Queijo Serra da Estrela – O Solar do Queijo. Este magnifico edifício por si só merece uma visita.[/quote]
Antigos Paços do Concelho, data do séc. XVII, destacando-se na frontaria o brasão real e o brasão de armas da Vila. Albergou em diferentes épocas o tribunal e a cadeia, tendo sido recentemente recuperado e adaptado às funções que hoje desempenha.
Aqui, o visitante/turista pode comprar e levar para casa, ou simplesmente degustar, com a garantia de qualidade, o tão afamado queijo – ex – libris desta região, para além de outras deliciosas iguarias da nossa rica gastronomia, de entre elas se destacam:

  • o farinheiro;
  • a morcela;
  • a chouriça;
  • o presunto;
  • o pão de centeio;
  • o mel;
  • as compotas;
  • o vinho.

Brasão Solar do QueijoNa sala do Museu, o visitante tem oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais sobre a principal actividade deste concelho. A exposição dos artefactos utilizados no fabrico do artesanal do queijo, leva-o a conhecer todas as voltas que o Queijo Serra da Estrela leva, desde a ordenha até chegar à mesa do apreciador/consumidor.

Este espaço organiza degustação de Queijo Serra da Estrela e de enchidos para grupos de visitantes.
O Solar do Queijo, sala de visitas do concelho é um espaço de lazer e cultura que vale a pena conhecer. Aceite o nosso desafio e faça-nos uma visita. Esperamos por si! Para saber mais sobre o queijo mais famoso de Portugal, nada melhor do que visitar a capital do Queijo da Serra, Celorico da Beira, onde fica o Solar do Queijo e o Museu do Agricultor. O Museu “pretende transmitir a esta geração e vindouras, a diversidade, a riqueza e o carácter multifacetado da cultura da região, conseguida com muito esforço, sofrimento e muitas vezes até fome” e mostra como as pessoas viviam e produziam alguns dos produtos agrícolas.

Para ver mesmo como se faz o queijo, o melhor é visitar uma queijaria. Em Celorico há várias que se prestam a visitas de grupos. Os próprios serviços do Museus prestam-se a fazer o contacto para ver “ao vivo” como se faz o queijo. Se a questão for provar e comprar queijo, então o melhor é ir ao Solar do Queijo, que fica num bonito edifício da zona histórica de Celorico, perto do castelo.

É possível adquirir o verdadeiro queijo em Celorico da Beira, onde há o Solar do Queijo Serra da Estrela para defender este produto, com mostras e provas.

solar

fonte: Solar do Queijo